Governo responde a Marcelo e afasta processo de reparação às ex-colónias

Executivo da AD quer manter a “mesma linha dos governos anteriores” em matéria de cooperação. O Livre admite “apresentar propostas concretas, acompanhando o debate feito e envolvendo a academia”.

Foto
O Governo enviou um comunicado em que se posiciona sobre a reparação pelo passado colonial ANTONIO PEDRO SANTOS / EPA
Ouça este artigo
00:00
06:13

Instigado pelas pressões do Presidente da República, o Governo quebrou o silêncio e posicionou-se sobre as reparações às ex-colónias: recusa avançar com um "processo ou programa de acções específicas com esse propósito", indo, assim, contra a posição de Marcelo Rebelo de Sousa. Mas garante que dará continuidade à actuação dos anteriores governos em matéria de cooperação com esses Estados. Ainda assim, a questão pode não ficar encerrada, visto que o Governo do Brasil pede "acções concretas", o Livre admite apresentar propostas no Parlamento e tanto o Bloco de Esquerda como o PAN querem fazer esse debate.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.