Traficantes de cocaína libertados devido a greve dos funcionários dos tribunais

Há tribunais que tiveram de encerrar. Dirigente sindical diz que situação já é caótica, mas irá agravar-se sexta-feira. Julgamento de activistas climáticos foi adiado.

Foto
Manifestacão de funcionários judiciais em 2019 Nuno Ferreira Santos (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
04:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os serviços de muitos tribunais por todo o país estão fechados por causa da greve de oficiais de justiça em curso, num cenário que uma dirigente sindical já classifica como caótico e que pode ainda vir a agravar-se até sexta-feira, com o feriado pelo meio. Pelo menos quatro traficantes de cocaína foram libertados esta quarta-feira pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Deveriam ter sido ouvidos por uma magistrada, mas não havia funcionários para os encaminhar e para assistir o seu interrogatório, que por lei tem de suceder até 48 horas depois da detenção, razão pela qual foram soltos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.