União Europeia: “A única opção é mudar, porque mais do mesmo não serve”
O mundo coloca a Europa perante uma questão crucial: quer ser ou não quer ser uma potência geopolítica? Entrevista com António Vitorino.
O pretexto para esta entrevista é o relatório apresentado em Bruxelas, no passado dia 25 de Março, por um grupo de personalidades ligadas às instituições da União Europeia que se reuniram em Cascais, em Novembro passado, para debater o futuro da Europa. A iniciativa teve o patrocínio de três Estados-membros — Portugal, França e Eslovénia. No encontro de Cascais estiveram presentes, entre os 50 participantes, António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e Mário Centeno. O resultado da reflexão é um documento de 38 páginas: Europa 2040 – o futuro é já hoje, uma proposta para “construir uma potência global, sustentável e responsável”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.