G.O.L.P., o espectáculo português-chileno do nosso descontentamento
O Teatro Experimental do Porto e o Teatro La María juntam-se pela segunda vez com uma peça “fruto deste tempo confuso e aziado”. No Rivoli, entre esta quinta-feira e sábado.
As efemérides voltam a unir o Teatro Experimental do Porto (TEP) e a companhia chilena Teatro La María. Em 2021, juntaram-se para apresentar Estreito/Estrecho, espectáculo em que desmontaram a figura de Fernão de Magalhães, e respectiva empreitada colonialista, a propósito dos 500 anos da circum-navegação. Agora, o gatilho foi duplo: do lado de cá, os 50 anos do 25 de Abril, que libertou Portugal da ditadura; do lado de lá, os 50 anos do golpe de Estado contra o regime democrático de Salvador Allende, que mergulhou o Chile numa ditadura liderada por Augusto Pinochet.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.