Morreram mais crianças em quatro meses em Gaza do que em quatro anos de guerras no mundo

Desde Outubro de 2023 até final de Fevereiro, foram mortas pelo menos 12.300 crianças na Faixa de Gaza.

Foto
Ataque israelita a Deir Al Balah na última semana EPA/MOHAMMED SABER
Ouça este artigo
00:00
01:10

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Mais crianças foram mortas na Faixa de Gaza em quatro meses de guerra com Israel do que em quatro anos de conflitos em todo o mundo, afirmou esta terça-feira o director da Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA).

“É impressionante. O número de crianças presumivelmente mortas em apenas quatro meses em Gaza é superior ao número de crianças mortas em quatro anos em todos os conflitos do mundo”, escreveu Philippe Lazzarini na rede social X (antigo Twitter), condenando uma “guerra contra as crianças”.

A sua mensagem refere-se aos dados das Nações Unidas, segundo os quais 12.193 crianças foram mortas em conflitos em todo o mundo desde 2019 até ao final de 2022.

O responsável da UNRWA comparou esses números com os divulgados pelo Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo movimento islamista palestiniano Hamas, que denuncia a morte de pelo menos 12.300 crianças no território palestiniano entre 7 de Outubro do ano passado e o fim de Fevereiro deste ano.

“Esta guerra é uma guerra contra as crianças. É uma guerra contra a sua infância e o seu futuro”, declarou Lazzarini, renovando o apelo a um cessar-fogo imediato na região.