BE quer “geringonça” a funcionar como bloco de oposição, enquanto prepara alternativa

Partido de Mariana Mortágua quer estar na “oposição popular” à direita e estreitar “pontes” com a esquerda para esta constituir uma “alternativa” de governo. Já pediu reuniões ao PS, PCP, Livre e PAN.

Foto
O BE ficou atrás do Livre em Lisboa e continua atrás da CDU em Setúbal Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
06:46

O Bloco de Esquerda (BE) pediu esta terça-feira reuniões ao PS, PCP, Livre e PAN para construir uma nova “geringonça” que funcione como bloco de oposição à direita e se prepare para ser alternativa de governação. Depois de ter passado toda a campanha a pedir uma maioria de esquerda, Mariana Mortágua continuava, no domingo, a insistir numa "solução que afaste a direita do governo". Agora, com a vitória do PS a parecer uma miragem, os bloquistas já definiram que estarão na "oposição popular" à direita. Mas vão continuar a trilhar o caminho para as próximas eleições: fazer "pontes" para apresentar a esquerda como uma "alternativa credível".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.