As propostas dos partidos sobre as aprendizagens e a sua recuperação

São poucos os partidos que apontam medidas para a recuperação das aprendizagens dos alunos.

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São poucos os partidos que apontam medidas para a recuperação das aprendizagens dos alunos Rui Gaudêncio
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Partido Socialista (PS)

  • Garantir que os alunos que frequentaram o ensino básico, em particular o 1.º ou o 2.º ciclo durante a pandemia, são acompanhados ao longo do seu percurso escolar, realizando testes de diagnóstico e beneficiando de planos personalizados de recuperação de aprendizagens;
  • Desenvolver um plano específico de intervenção na área da Matemática;
  • Garantir aos alunos do ensino secundário beneficiários da Acção Social Escolar a possibilidade de usufruírem de tutorias e/ou apoios especializados (explicações);
  • Implementar uma política integrada de acolhimento aos alunos estrangeiros, através da revisão do funcionamento do ensino do Português Língua Não-Materna.

Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM)

  • Implementar o A+A, “Aprender Mais Agora”, um plano de recuperação da aprendizagem que incluirá recursos adequados para o apoio aos alunos, a capacitação de docentes para implementar um sistema de tutorias, assim como o reforço de créditos horários;
  • Desenvolver um currículo centrado no conhecimento científico e cultural, revendo as “Aprendizagens Essenciais”;
  • Implementar provas de aferição a Português, Matemática e uma disciplina rotativa (a cada três anos) nos 4.º e 6.º anos (anos de final de ciclo), de aplicação universal e obrigatória.

Chega

  • Reduzir os currículos e horários escolares dos alunos de modo a assegurar a eficácia pedagógica do trabalho das escolas e da sua filiação;
  • Reintroduzir exames nacionais no final de cada um dos três ciclos do ensino básico (4.º, 6.º e 9.º anos) e do ensino secundário (11.º e 12.º anos) com consequências efectivas na transição ou reprovação dos alunos.

Iniciativa Liberal

  • Implementar um plano de emergência de recuperação de aprendizagens através de tutorias regulares e em pequenos grupos;
  • Recuperar as avaliações nacionais no final dos ciclos do ensino básico;
  • Promover um programa de tutorias que aposte na identificação precoce dos alunos com dificuldades de aprendizagem, realizada por uma equipa multidisciplinar. Os programas de tutorias funcionarão entre pares.

Bloco de Esquerda

  • Fim das provas nacionais do 9.º ano;
  • Realização das provas de aferição por amostragem em que a avaliação incida sobre o sistema educativo;
  • Criar respostas e recursos efectivos de apoio aos alunos de Português Língua não Materna, que devem beneficiar de um momento propedêutico para aquisição da língua portuguesa.

Partido Comunista Português (PCP)

  • Valorização da avaliação contínua, eliminando os exames de 9.º, 11.º e 12.º anos e revendo o regime de provas de aferição nos 2.º, 5.º e 8.º anos;
  • Revisão dos currículos, visando a formação integral do indivíduo em todas as suas vertentes.

Pessoas-Animais-Natureza (PAN)

  • Aumentar o crédito horário das escolas, em termos que permitam a recuperação das aprendizagens, mas também para estimular uma relação de proximidade dos estudantes com os seus professores;
  • Apostar na formação e preparação de todos os membros da comunidade escolar para receber estudantes migrantes e refugiados.

Livre

  • Garantir que todos os alunos têm professores em todas as disciplinas;
  • Repensar a realização obrigatória dos exames nacionais no ensino secundário;
  • Criação de um grupo de recrutamento de Português Língua Não Materna, de forma a assegurar a afectação de docentes e a adequação das respostas às necessidades dos alunos recém-chegados, fomentando a sua integração.
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