Megaprojecto nas antigas pedreiras de Caxias terá 70% da sua área com espaços verdes

Plano de Pormenor Norte de Caxias foi aprovado em reunião de Câmara de Oeiras e segue para a assembleia municipal. Município promete uma nova “centralidade urbana” para a área das antigas pedreiras.

NFS Nuno Ferreira Santos - 02 Junho 2020 - local onde irá passar um viaduto com alguns protestos nos predios adjacentes
Fotogaleria
Projecto deverá ter influência em toda a área de Caxias Nuno Ferreira Santos/Arquivo
Dos 42 hectares da área de intervenção, 29 serão para espaços verdes
Fotogaleria
Imagem de como será o projecto: dos 42 hectares da área de intervenção, 29 serão para espaços verdes DR
Ouça este artigo
00:00
08:34

O Plano de Pormenor Norte de Caxias (PPNC) avançou mais um passo com a sua aprovação em reunião de Câmara em Oeiras. Este projecto, que se propõe reabilitar as antigas pedreiras de Caxias, terá 600 fogos, incluindo cerca de 60 para habitação municipal, e 29 hectares de espaços verdes, o que representa 70% da área total da intervenção. O investimento privado será de 300 milhões de euros, de acordo com a autarquia. Uma das grandes preocupações dos moradores tem sido o trânsito. O município recorre a um estudo de tráfego que diz que, com as redes existentes e as programadas, a circulação automóvel não vai ser pior do que é hoje.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.