Jürgen Klopp anuncia saída do Liverpool no final da época

O técnico alemão assume estar “sem energia” e informou o clube que encerraria o vínculo antes do final do contrato.

Foto
Jürgen Klopp vai deixar o Liverpool EPA/VINCE MIGNOTT
Ouça este artigo
00:00
02:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Jürgen Klopp vai deixar o Liverpool já no final da época. A notícia caiu com surpresa em Inglaterra e o técnico alemão, que tem contrato até Junho de 2026, já se apressou a dar uma explicação, apontando para o desgaste acumulado.

"Compreendo que seja um choque para muita gente, mas é óbvio que posso explicar - ou pelo menos tentar. Adoro tudo neste clube, na cidade, adoro os adeptos, a equipa, o staff. Mas estou convencido de que é esta a decisão que devo tomar. É que estou, como hei-de dizer, a ficar sem energia", avançou o treinador.

Klopp assinou pelo Liverpool em Outubro de 2015 e, desde essa altura, conquistou a Liga dos Campeões (2019) e conduziu a equipa ao primeiro título da Premier League em 3o anos (2019-20). Motivos mais do que suficientes para ter granjeado a admiração e o carinho de milhares de adeptos.

A decisão, explicou o alemão, já tinha sido comunicada à direcção do Liverpool em Novembro. "Neste momento não há problema, claro, mas já sabia há muito que um dia teria de o anunciar. Sei que não posso desempenhar este trabalho uma e outra e outra e outra vezes", acrescentou.

Aos 56 anos, Klopp continua a viver um bom momento desportivo, com o Liverpool na frente do campeonato após 21 jornadas e na final da Taça da Liga. No currículo em Anfield conta também com vitórias na Supertaça Europeia ou no Mundial de clubes, para além da Taça de Inglaterra em 2021-22.

Depois do título nacional, em 2020, o Liverpool passou por altos e baixos e na época passada não levantou qualquer troféu, mas a confiança da direcção em Jürgen Klopp continuou firme, algo que o técnico não quis deixar de enaltecer. "Para mim foi super-importante poder recolocar a equipa nos carris. Quando me apercebi de que tínhamos conseguido, aí pude começar a pensar em mim outra vez e este foi o desfecho".

O treinador admite que este anúncio, com a época em curso e todas as frentes de êxito em aberto, poderá ser utilizado pelos rivais para tentar destabilizar, mas faz um apelo no sentido contrário, o de uma união reforçada. "Vamos espremer ao máximo esta temporada e ter mais um motivo para sorrir quando, no futuro, olharmos para trás".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários