Os jornais em tempos cinzentos
A ideia de que o jornalismo, quando bem exercido, tem o poder de repor a verdade deixou de ter a validade que tinha outrora.
A partir do momento em que a crise do modelo de negócio dos jornais e do jornalismo em geral ganhou uma enorme repercussão pública, iniciou-se uma mobilização colectiva em defesa desse “instrumento fundamental da democracia”, como ouvimos tantas vezes dizer. O jornalismo como uma ZAD – zona a defender – usa consciente ou inconscientemente o “imaginário” de uma esfera pública que já não existe. A par de uma reflexão sobre este colapso e sobre as hipóteses de resgatar o que está ameaçado, é preciso uma autoconsciência crítica que apreenda os sobressaltos de uma história que começou de maneira gloriosa e se encontra em fase de declínio.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.