Estreia das explicações ao público das decisões do VAR será já este fim-de-semana
Dois jogos da Taça de Portugal feminina de futebol serão os primeiros em que o sistema será apresentado.
Depois de o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter sido autorizado a implementar o sistema que explica em tempo real as decisões dos árbitros com recurso ao videoárbitro (VAR), a FPF revelou esta sexta-feira que a Taça de Portugal feminina será a primeira competição em que a experiência será feita.
O CA, autorizado pelo International Board (IFAB) e pela FIFA, decidiu utilizar o sistema de comunicação da decisão final do árbitro em jogadas de possível revisão ou decisões factuais, como foras-de-jogo ou infracções cometidas dentro ou fora da área, para assinalar ou revogar penáltis.
A medida será testada em dois jogos da eliminatória da Taça de Portugal feminina agendados para este fim-de-semana: Sporting-Clube Albergaria, sábado (15h), no Estádio Aurélio Pereira, e Sp. Braga-Marítimo, domingo (13h), no Estádio 1º de Maio.
Os oito jogos da eliminatória serão realizados com o recurso à ferramenta de VAR, dando continuidade ao investimento na prova e no futebol feminino.