Há professores a dar notas a textos do ChatGPT para desafiar os alunos a fazer melhor

Professores, investigadores e especialistas em tecnologia de plágio reuniram-se na CES, a grande feira de tecnologia de Las Vegas, para debater o papel do ChatGPT e da IA generativa no ensino.

Foto
Esta imagem foi criada com um sistema de IA para ilustrar o texto abaixo Microsoft Designer AI
Ouça este artigo
00:00
05:54

Em vez de proibir a utilização do ChatGPT, há professores universitários que dão notas a ensaios produzidos pelo chatbot e, depois, desafiam os seus alunos a fazer melhor. Outros pedem aos seus alunos para confirmar a informação dada pelo sistema ou encontrar fontes mais diversas. Estas são algumas das estratégias partilhadas por docentes, empresários, investigadores e especialistas em tecnologia de detecção de plágio que se reuniram esta semana na Consumer Electronics Show (CES), a grande feira de tecnologia que ocupa a cidade de Las Vegas no começo de Janeiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.