Entidades europeias alertaram para grupo que controla Global Media

A Union Capital Group, SA foi dissolvida na Suíça em 2022, mas prossegue actividade através de filiais no mundo. Os seus fundadores estão referenciados nos Paradise Papers e Bahama Leaks.

Foto
João Paulo Fafe na Comissão Parlamentar, esta terça-feira ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa
Ouça este artigo
00:00
06:28

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A gestora de investimentos Union Capital Group (UCAP), SA, sediada em Genebra e especializada em mercados de capitais, que foi apresentada como a gestora do fundo World Opportunity Fund – que passou a controlar a Global Media Group (GMG) em Novembro – foi liquidada e eliminada do registo comercial suíço a 25 de Julho de 2022, segundo o PÚBLICO apurou. A sociedade fora fundada em 2006 pelo francês Clément Ducasse, tornando-se o embrião de um aglomerado empresarial internacional com designação idêntica, que inclui a instituição bancária Capital Union Bank, nas Bahamas, país onde Ducasse reside actualmente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.