Coligações pré-eleitorais entre PSD e CDS: uma história que começou em 1979

PSD e CDS entram em 2024 com uma coligação pré-eleitoral que se vai estender a três actos eleitorais e, em certa medida, às autárquicas de 2025.

Foto
Aliança Democrática formada em 1979 pelo PSD, CDS e PPM, então liderados por Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Ribeiro Telles DIREITOS RESERVADOS
Ouça este artigo
00:00
03:05

A primeira vez em que PSD e CDS se aliaram numa coligação pré-eleitoral foi em 1979. Na época, a aliança contou com o PPM (Partido Popular Monárquico) e tinha como protagonistas Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Ribeiro Telles. Desde então, PSD e CDS formaram mais sete coligações: duas para eleições legislativas, duas para europeias, uma em eleições para a assembleia legislativa dos Açores e uma em eleições para a assembleia legislativa da Madeira. E junta-se agora a recém-anunciada aliança, que se estenderá a três actos eleitorais e que abre a porta a coligações, em função de "entendimentos de base local", para as autárquicas de 2025.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.