Olá.

Esta semana, temos duas ideias para quem está desse lado do ecrã: escapar furiosamente ao Natal com as estreias da semana ou abraçar, com a camisola mais festiva e todos os chocolates disponíveis, os cabazes de Natal das principais plataformas de streaming.

Primeiro, as principais estreias da semana. Depois, as colecções festivas dos serviços de streaming. Aqui vamos nós:


Netflix

Sexta-feira, 22 de Dezembro

Rebel Moon Part One: A Child of Fire – Esta é uma errata: na última newsletter o novo filme de Zack Snyder surgiu como uma estreia de dia 21, mas na verdade é um filme para esta sexta-feira. Épico de ficção científica sobre Kora, uma soldado que finalmente encontrou paz na lua de Veldt. Mas o Imperium vem ter com ela e confronta-a com, nomeadamente, um almirante conhecido pelo seu sadismo, Atticus Noble, que põe em risco a colónia que aprendeu a ver como sua casa. Os seus correligionários são um agricultor, um robot, um mercenário, um dissidente e uma ciborgue, entre outros. Se lhe faz lembrar Star Wars, não está sozinha/o.

Segunda-feira, 25 de Dezembro

Ricky Gervais: Armageddon — Estreia na Netflix do espectáculo que, entre outras cidades, passou por Lisboa este ano e em que o humorista britânico fala sobre o fim da humanidade, casamentos ou inteligência artificial.

HBO Max

Quinta-feira, 28 de Dezembro

Oprah and the Color Purple Journey —  Documentário sobre o filme A Cor Púrpura (1985), em que Oprah Winfrey se estreou como actriz com Stephen Spielberg ou Quincy Jones como produtores, e sobre o impacto que a história originalmente escrita por Alice Walker teve na cultura.

RTP Play

Domingo, 24 de Dezembro

Vai no Batalha — Filme de Pedro Lino, que se estreia às 20h30 na RTP2 na véspera, chega à RTP Play, sobre o próprio cinema Batalha, a sua história, os cinéfilos na sua origem e que mantiveram a sala viva.

TVCine+

Terça-feira, 26 de Dezembro

John Wick: Capítulo 4 — A mais recente encarnação de Keanu Reeves como herói de acção estreia-se dia 25 às 21h30 no canal TVCine Top e depois segue para o TVCine+. O assassino profissional faz mais um filme em que as sequências de acção são "tão virtuosas que quase apetece levantar e aplaudir quando cada uma termina", como elogiou a revista The Hollywood Reporter.

Filmin

Quinta-feira, 28 de Dezembro

Another Body — Taylor é uma universitária que descobre que circula pornografia com o seu rosto na Internet. Trata-se de um deepfake, ou seja uma colagem da sua cara aos actos de outra mulher. Com a vida em ruínas, Taylor tenta obter justiça. Documentário que recebeu o Prémio Especial do Júri no SXSW Film Festival.

SkyShowtime

Domingo, 24 de Dezembro

Book Club: The Next Chapter — Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen reúnem-se na sequela de Book Club, viajando até Itália. O filme conta também com Craig T. Nelson, Giancarlo Giannini, Andy Garcia e Don Johnson. Um por cada protagonista?

Amazon Prime Video

Sexta-feira, 22 de Dezembro

D'Artacão e os Três Moscãoteiros — Os nomes já não são bem os das infâncias dos anos 1970,80 e 90, mas Dartacão agora é Dogtanian, um jovem espadachim que sonha juntar-se aos lendários Muskehounds (os Moscãoteiros). Mantém-se o Cardeal Richelieu como vilão.

Segunda-feira, 25 de Dezembro

Downton Abbey: Uma Nova Era — Segundo filme derivado da série sobre a família Crawley, que desta feita viaja até ao sul de França para desvendar o mistério da casa de campo recentemente herdada pela condessa viúva.

Quinta-feira, 28 de Dezembro

Os Fabelmans — Filme quase autobiográfico de Steven Spielberg sobre uma família judia, o divórcio dos pais, o amor pelas câmaras e o poder do cinema. No final, uma cena com um cineasta incrível interpretado por outro cineasta incrível faz tudo valer ainda mais a pena.

Amesterdão — Nos anos 1930, três amigos testemunham um assassinato e são incriminados. De repente, o caso é muito mais grave do que a escala individual. Com Margot Robbie, Christian Bale e John David Washington.

O que é que anda a ver?

Emerald Fennell, realizadora, argumentista (Uma Miúda Com Potencial, Saltburn) e actriz

"Tenho visto muita comédia, recentemente revi a série I Think You Should Leave na Netflix. É tão inacreditavelmente engraçada, faz-me literalmente uivar de riso. Acabei de ver [o filme] Priscilla [de Sofia Coppola], adorei, adorei. Anatomia de uma Queda é um filme tão bom, há muito tempo não via algo tão impactante. E revi [o filme] O Tonto (1979), tão engraçado."

Natal em streaming

RTP Play

O Natal de Bruno Aleixo — Seis episódios inspirados n’Um Conto de Natal de Dickens mas com o mais azedo e chateado bicho do humor português. Que, obviamente, odeia o Natal. Tem um acidente, entra em coma e é visitado por cinco natais passados. Passa na RTP1 ao final da noite entre dia 20 e 23 e fica disponível na íntegra na RTP Play.

Netflix

A Cozy Kind of Holiday — É debaixo desta camisola tricotada, ou deste cachecol com All Star e ratinhos, que se anicha a selecção de Natal da maior plataforma de streaming do mundo. Eis que surgem O Amor Acontece, The Polar Express, Shrek The Halls e muitos, muitos filmes com caligrafias arrebicadas e "Christmas" no título que parecem todos diferentes, mas todos iguais.

Uma originalidade é a secção dedicada à comida de Natal, com episódios especiais de Nailed It!, Sugar Rush ou Nadiya Bakes dedicados à confecção de consoadas e almoçaradas. Outra: especiais de comédia stand up de Natal, como o de Jack Whitehall e o seu incontornável pai, ou o especial de BoJack Horseman.

Disney+

Colecção Boas Festas — "Não há Natal como o nosso", garante a Disney, e a sua tarefa está de facto facilitada por ter como gancho o público favorito do Pai Natal: as crianças. E os adultos que não deixaram de ser um pouco crianças e que querem ver Lego Star Wars de Natal. Mas não é preciso ir muito mais longe. A Disney tem Sozinho em Casa. Pronto, está feito, podem amachucar o papel de embrulho.

Ele há Frozen e Idade do Gelo os seus derivados, Sozinho em Casa e as suas sequelas, Santa Cláusula e as suas mazelas, O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton, os especiais de Natal de marcas tão variadas quanto, além de Star Wars, Guardiões da Galáxia ou Os Marretas e o filme que nunca assumirá ser um filme de Natal mas que é um filme de Natal, Assalto ao Arranha Céus (e, já agora, Assalto ao Aeroporto).

A Disney+ mostra o seu lado ecuménico e também tem programação especial para o Hanucá judaico e tem compilados todos os episódios de Natal de Os Simpsons. A Bela e o Monstro, Natal Encantado, e mais episódios de Natal de séries tão variadas quanto Uma Família Muito Moderna, Anatomia de Grey ou Jess e os Rapazes são apenas uma amostra do que está debaixo da árvore do rato Mickey. Spidey, Mickey, os Marretas Bebés… e a lista pode continuar.

SkyShowtime

O pacote da mais recente plataforma do mercado contém filmes como Bad Santa 1 e 2, Um Milagre de Natal, com Robin Wlliams, Grinch, o clássico White Christmas com Bing Crosby e Danny Kaye, e o inevitável O Amor Não Tira Férias (aquele filme de Natal sobre casais com actores famosos que não é O Amor Acontece).

A SkyShowtime é também um dos vários sítios onde pode ver a saga Indiana Jones (menos O Mostrador do Destino, que é exclusivo Disney+) e onde moram muitos, demasiados Transformers, mas também seis Missão: Impossível e, para terminar em beleza, os três O Padrinho.

Por falar em trilogias clássicas, não há propriamente uma cena de Natal mas Regresso Ao Futuro esta na colecção "Títulos de Natal para a família" da SkyShowtime, no mesmo espaço em que uma versão de animação volta a esmifrar All I Want For Christmas Is You de Mariah Carey. E.T. O Extra-terrestre ou The Munsters — Scary Little Christmas e o lindíssimo My Fair Lady são outros destaques entre uma vasta lista de ofertas.


TVCine+

Filmes de Natal — Primeiro nos canais, depois na plataforma on demand, a oferta de 2023 conta com mais de 60 títulos só nos dias 24 e 25 de Dezembro. Vamos cingir-nos a alguns clássicos, como West Side Story – Amor Sem Barreiras (o original), Sim, Sr. Hulot, Play Time – Vida Moderna ou O Meu Tio e dar um pezinho na acção com Em Busca Da Esmeralda Perdida, O Tigre E O Dragão, Flash Gordon, Top Gun – Ases Indomáveis; para terminar, alguns filmes mais recentes: 007 Sem Tempo Para Morrer e Homem-Aranha: No Universo Aranha.

HBO Max

Colecção Festiva — São de esperar repetições nestes embrulhos do streaming e não se podem propriamente fazer trocas. É olhar pelo lado positivo e pensar que é bom haver presentes bem distribuídos. Ora Polar Express também está na HBO Max, mas esta é a única plataforma que assume a premissa "para quem não gosta do Natal" e por isso merece logo uma prenda. Comecemos por aí e celebre-se o anti-espírito natalício com tubarões assassinos (Meg 1 e 2), polícias mal comportados (quatro Arma Mortífera), street racers gatunos (imensos Velocidade Furiosa) ou Aquaman e Mad Max — Estrada da Fúria.

Posto isto, o coriáceo invólucro do Natal na HBO é particularmente apelativo visto que tem os novos clássicos natalícios à mão de semear: todo o franchise O Senhor dos Anéis, todos os filmes Harry Potter, os episódios especiais de Natal de Friends ou A Teoria do Big Bang, e, sem medos de perguntas como "o que raio tem isto a ver com o Natal", tem A Guerra dos Tronos, claro está, e por isso tem (quase) tudo. Até as lareiras temáticas (a de Hogwarts, a de A Guerra dos Tronos) são mais giras do que as da Netflix porque não são só achas digitais a arder falaciosamente — são achas digitais a arder falaciosamente com ovos de dragão ou vassouras de feiticeiros. Ah pois é.

Apple TV+

Snoopy e Fraggles. É o que podemos dizer sobre a secção festiva da Apple TV+. A saber: tem Charlie Brown's Thanksgiving, edição especial dos 50 anos, tem Happiness is Holiday Traditions de Snoopy, mais Quero um Cão para o Natal, Charlie Brown, É Outra Vez Natal, Charlie Brown, O Regresso dos Fraggles e vá, para os adultos que gostam de musicais e versões de Charles Dickens, não só Spirited mas também o seu making of com Will Ferrell, Ryan Reynolds e Octavia Spencer e ainda um "Sing with us" com a possibilidade de um grande karaoke familiar nos próximos dias. Ah sim, Mariah Carey outra vez. Um Natal Mágico com Mariah Carey é um espectáculo com convidados como Tiffany Haddish, Billy Eichner, Ariana Grande, Jennifer Hudson ou Snoop Dogg.

Opto

Calendário do Advento - Desde dia 1 e até dia 25, a plataforma da SIC estreia um filme de temática natalícia por dia. São do tipo "filme para a família" com muito romance para menores de 12 à mistura.

Perdido no streaming

Até está em destaque na Disney+, mal se abre a porta do serviço, mas Sarilhos Com Elas (1985-1992) está aí, 30 anos depois, para recordar ou mostrar pela primeira vez aos espectadores os encantos de Blanche, Dorothy, Rose e Sophia na Florida. Uma comédia estritamente feminina sobre quatro reformadas de diferentes idades e personalidades que vivem os eufemisticamente chamados "anos dourados" no estado norte-americano que é sinónimo de "pensionistas" (e também de aligátores ou de faixas rodoviárias em plena areia da praia). Criada por Susan Harris, tem sete temporadas e 180 episódios.

Ler para ver

PÚBLICO: Kelsey Grammer, aliás dr. Frasier Crane: "Andamos a atirar muitas pedras hoje em dia"

PÚBLICO: The Crown chega ao fim na altura certa — mas o que fizeram a Isabel II?

PÚBLICO: Power Play, uma moderna história política de época

Observador: O mundo vai acabar, mas Carol só quer continuar a tirar fotocópias

Expresso: 2023 na Cultura: os melhores do ano na televisão

New York Times: Disney Is a Language. Do We Still Speak It?

 

Até ao Próximo Episódio.