“A UE é o melhor quadro para encontrarmos soluções para os problemas”

“Nós vivemos nestes dois ou três anos um conjunto de tensões brutais, e isso naturalmente tem consequências.” Segunda parte da entrevista de António Costa ao PÚBLICO.

Foto
António Costa: "Tem de haver uma gestão das políticas de migração, para que aquilo que é uma oportunidade não se torne um problema" EPA/OLIVIER MATTHYS
Ouça este artigo
00:00
04:39

A meio ano das eleições europeias, está apreensivo com a tendência, que se confirma em eleições nacionais em vários Estados-membros, de crescimento das forças políticas que se opõem a uma maior integração europeia? Pensa que também fará o seu caminho em Portugal?
Acho que temos todos de reflectir sobre o que tem acontecido no mundo em geral, na Europa em particular, nos últimos anos. Por um lado, porventura, não tivemos em devida conta o impacto que a covid teve nas nossas sociedades, as dimensões imateriais dessa perturbação das nossas vidas. Eu diria que há um mal-estar colectivo que não foi devidamente avaliado, e claramente não houve um momento de catarse daquela pandemia. Quando a OMS recentemente declarou a fim da pandemia, não foi primeira página em jornal nenhum do mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.