Grande Rota das Aldeias Históricas ganha dimensão ibérica
A GR22 - Aldeias Históricas cresceu além-fronteira e integra agora quase 900km entre a Beira Interior e Cáceres. Promete ser “ainda mais emocionante para os aventureiros e apaixonados por História”.
A Grande Rota 22 - Aldeias Históricas ganhou dimensão ibérica e passou a incluir 200 km em território espanhol, revela as Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico em comunicado. A GR22 tem agora quase 900 km, dos quais 680 km percorrem as paisagens da Beira Interior e cerca de 200 km atravessam para a região de Cáceres, em Espanha.
O percurso transfronteiriço é "ainda mais emocionante para os aventureiros e apaixonados por História", defende a associação portuguesa com sede em Belmonte, no distrito de Castelo Branco.
O novo traçado é uma herança da GR22 Aldeias Históricas de Portugal, que contava com cerca 600 km de extensão, distribuídos por 20 municípios, num percurso circular que unia as 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Agora, "a aventura envolve também o país vizinho, juntando-se 13 municípios de Cáceres e inúmeras povoações históricas", atravessando 111 localidades em Portugal e 36 em Espanha.
A associação ressalvou que a marca permanece nas Aldeias Históricas de Portugal, "que já avançou com os registos da mesma em Espanha".
A ampliação da GR22 para Espanha foi concretizada no âmbito do projecto POCTEP - Cooperação Transfronteiriça, "através do qual foi possível a internacionalização de uma marca portuguesa no domínio da mobilidade suave, nas modalidades de caminhada (walking) e bicicleta (cycling) da GR22". E sendo um projecto transfronteiriço foi necessário adequar também o nome da marca, passando de GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal para GR22 - Aldeias Históricas.
A associação enfatizou que a GR22 é "a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails - Best of Europe (LQT). A certificação foi entregue pela primeira vez às Aldeias Históricas de Portugal pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada) em 2019 e renovada no início deste mês até 2025.
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede - à escala mundial - e o primeiro destino nacional a receber a certificação Biosphere Destination. Em 2020 foram o primeiro destino a nível nacional a criar o "Manifesto do Turista Responsável", lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.
A rede de Aldeias Históricas abrange Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.