Câmara de Lisboa anuncia celebração do 25 de Novembro de 1975 com foto de comício do PS
Vários utilizadores acusaram a Câmara Municipal de Lisboa de usar uma fotografia de um comício do PS de Julho de 1975 e não do 25 de Novembro do mesmo ano. E têm razão.
A publicação
Contexto
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a celebração dos 48 anos do 25 de Novembro de 1975, com uma publicação nas redes sociais. No entanto, a imagem publicada pela conta oficial da CML suscitou reacções de vários utilizadores que acusam a câmara de ter utilizado uma fotografia que não é da data em questão.
Enquanto há quem diga que a fotografia remete para o 1.º de Maio de 1974, outros dizem tratar-se de uma imagem de um comício do PS de Julho de 1975.
Os factos
A fotografia utilizada é, de facto, de um comício do PS realizado a 19 Julho de 1975, na Alameda D. Afonso Henriques. Nas páginas 214 e 215 do livro Os dias loucos do PREC, de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira, pode ver-se uma imagem captada no mesmo comício, com várias semelhanças à publicada pela CML. A faixa onde se lê, ao contrário, “É preciso respeitar a vontade popular”, por exemplo, está no mesmo sítio, em frente à fonte.
Recorrendo ao arquivo da RTP, podem ser consultadas também filmagens do comício, onde surgem figuras emblemáticas do Partido Socialista, como Mário Soares, nas quais se vê, entre o minuto 1.27 e o 1.30, uma imagem também bastante semelhante às duas anteriores.
Veredicto
A imagem utilizada pela Câmara Municipal de Lisboa não é do 25 de Novembro de 1975, mas sim de um comício do PS em Julho do mesmo ano.