Coimbra vai debater relação entre teatro e ciência em colóquio internacional
Colóquio acontece até 11 de Novembro. Palestras, discussões e performances dividem-se entre a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, TAGV e Convento de São Francisco.
Um colóquio internacional sobre a relação entre o teatro e a ciência vai decorrer em Coimbra, entre esta quinta-feira, 9, e sábado, 11, por iniciativa da universidade local, numa organização de várias estruturas desta instituição de ensino superior e da companhia de teatro Marionet. O encontro vai reunir profissionais das áreas da investigação e da arte para “debater os momentos e os motivos que potenciam o encontro entre as duas áreas, alargando o conhecimento sobre os diálogos entre teatro e ciência”, afirma a Universidade de Coimbra (UC), em nota de imprensa.
Durante três dias, 120 participantes e palestrantes vão ter a oportunidade de partilhar e conhecer projectos que potenciam a ligação entre ciência e teatro, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da linguagem artística como forma de comunicar e de estabelecer novas ligações entre a ciência e a sociedade.
Questões como “Poderá o teatro ajudar a resolver problemas científicos?”, “O conhecimento científico transforma o teatro?”, “O teatro faz sentido na comunicação de ciência?” ou “De que modo o teatro se envolve nos debates públicos sobre a ciência e o desenvolvimento científico?” vão referenciar a discussão.
“Os cruzamentos interdisciplinares entre os campos artístico e científico vêm assumindo uma importância cada vez maior, tanto ao nível da prática artística como da investigação científica. Este colóquio, na sua segunda edição, é já um evento de referência internacional nesta área, e coloca Coimbra no centro da reflexão sobre as práticas artísticas e comunicacionais que relacionam as artes performativas com as ciências”, afirma o investigador da UC e director artístico da Marionet, Mário Montenegro.
O evento vai contar com palestras de oradores e performers de “renome internacional”, como Catherine Courtet, da Agence Nationale de la Recherche (Frabça), Emma Weitkamp, da University of West of England (Reino Unido), ou Liliane Campos, da Sorbonne Nouvelle (França). Está ainda prevista a presença de Steve Abbott, do Middlebury College, e de Kirsten Shepherd-Barr, da Universidade de Oxford (ambas do Reino Unido).
O programa inclui a apresentação de trabalhos de profissionais da arte e da ciência, workshops, performances, assim como três peças teatrais que ilustram a articulação entre teatro e ciência.
Há mais de 20 anos que na UC a ligação entre teatro e ciência tem vindo a ser explorada, através de colaborações da Marionet com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, o Centro de Estudos Interdisciplinares da UC e o Teatro Académico de Gil Vicente. Na sequência destas sinergias, foram produzidas várias peças de teatro, desenvolvidos projectos que juntam arte e ciência e dinamizadas formações avançadas.