Marcelo prepara caminho para convocação de eleições antecipadas

Presidente da República convocou Conselho de Estado e audiências aos partidos com base nos artigos constitucionais da dissolução da Assembleia da República. Eleições podem decorrer em Janeiro.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa só anunciará a decisão sobre a crise política na quinta-feira Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
04:18

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Com uma crise política que lhe explodiu nas mãos, o Presidente da República convocou o Conselho de Estado e marcou as audiências dos partidos políticos ao abrigo das alíneas constitucionais que prevêem a dissolução da Assembleia da República. Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou a demissão do primeiro-ministro, António Costa, mas é preciso que seja formalizada por decreto para que produza efeitos jurídicos. O Presidente só falará ao país na quinta-feira, após a reunião do Conselho de Estado. Partidos vão ser recebidos em Belém já esta quarta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.