O Hamas não vai acabar à bomba. Milhões na rua percebem isso
Os governos do Ocidente estão a ser cúmplices de uma retórica não só irrealista como agora genocida. Não há solução militar. Só a justiça esvaziará o Hamas.
1. É totalmente irrealista pensar que Israel vai vencer o Hamas com bombas. A reboque dos EUA, os governos da Europa estão a ver uma população ser massacrada em nome de um objectivo impossível. Milhões de manifestantes pelo cessar-fogo percebem isso. O irrealismo desta guerra não está nas ruas. Está nas declarações dos líderes. Os líderes têm a responsabilidade de saber que a solução militar é tão irrealista quanto a solução Dois Estados. E se não o sabem, é urgente que percebam, porque as mortes em Gaza vão em 10.000. Os líderes europeus estão a ser cúmplices de uma retórica que se tornou abertamente genocida.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.