Hospital de Almada fecha urgência pediátrica durante a noite a partir de quarta-feira

Encerramento da unidade em Almada acontecerá entre as 20h e as 8h30 devido à “incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas”.

Foto
Serviço diurno mantém-se em funcionamento todos os dias Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
01:29

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A unidade de urgência pediátrica do Hospital Garcia da Orta (HGO), em Almada, vai encerrar durante a noite, das 20h às 8h30, a partir de quarta-feira, 1 de Novembro.

Em comunicado, o hospital justifica o encerramento com a "incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas, após entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto".

Durante o dia, a unidade hospitalar mantém o funcionamento todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. "A unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos continuará a funcionar ininterruptamente".

"O HGO permanece a trabalhar activamente com o corpo clínico para encontrar soluções adequadas e reunir as melhores condições para a reabertura da urgência pediátrica durante o período da noite, tão breve quanto possível", refere o comunicado.

Na semana passada, também o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) anunciou que a urgência de pediatria começaria a funcionar "em situação de contingência planeada", citou a agência Lusa, entre as 20h e as 8h da manhã.

Em Março, os serviços de urgência pediátrica dos hospitais de São Francisco Xavier, Loures e Torres Vedras anunciaram que fechariam das 21h às 9h do dia seguinte. A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou também, na altura, que o Hospital de Setúbal fecharia das 21h de sexta-feira às 9h de segunda-feira, de 15 em 15 dias.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários