Museu Pergamon fecha por 14 anos e reacende debate sobre restituição de património

Obras duram há dez anos e obrigam agora a encerramento total do museu alemão. Altar de Pérgamo não escapa ao difícil debate sobre em curso sobre devoluções pós-coloniais.

Foto
O Altar de Pérgamo, antiga cidade grega na actual Turquia, é a jóia da coroa do museu alemão GETTY IMAGES
Ouça este artigo
00:00
09:05

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Esta não é a simples notícia do encerramento temporário de um museu para obras. Desde logo pelo museu em causa e pelo período estimado de fecho — é o Museu Pergamon, um dos mais importantes e visitados da Alemanha, e fechou ao público na segunda-feira, prevendo-se que assim se mantenha durante os próximos 14 anos. Mas também porque a instituição erigida em torno do impressionante altar de Pérgamo pode ser vista como um dos centros nevrálgicos da discussão sobre a descolonização dos museus, tendo a restituição do emblemático altar já sido pedida, e liminarmente negada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários