Seis em cada dez jovens portugueses passam quatro ou mais horas por dia na Internet

Seja para fins recreativos ou para estudar, os jovens portugueses começam a usar a internet antes dos 15 anos. Em cada dez, seis jogam online.

Foto
Número de jovens a relatar qualquer problema relacionado com a utilização da internet também cresceu nos últimos anos Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
06:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A maioria dos jovens portugueses passa quatro ou mais horas, por dia, ligado na Internet. Os dados constam do estudo Comportamentos Aditivos aos 18 anos, elaborado com base no inquérito que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) aplicou a mais de 135 mil jovens que no ano passado foram chamados a participar no Dia da Defesa Nacional e publicado esta terça-feira no site daquele organismo. Cerca de 60% dos jovens com 18 anos em 2022 jogava online e dois em cada dez fazia-o a dinheiro. Os problemas associados à utilização da internet não ficam de fora, com quase um terço (31%) dos jovens a mencionar ter experienciado pelo menos um de uma lista de sete: as situações de mal-estar emocional são as mais comuns.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.