Inspecção confirma problemas do Stop. Câmara quer que Protecção Civil encerre o edifício

ANEPC inspeccionou local onde ensaiam mais de 500 músicos, detectou problemas de segurança, mas aguarda que sejam sanados. Câmara do Porto vai seguir via jurídica para que a autoridade feche o imóvel.

Foto
Em Julho, os músicos manifestaram-se na rua pela sobrevivência do centro comercial que acolhe as suas salas de ensaio Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
05:19

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Após uma inspecção extraordinária ao Centro Comercial Stop realizada neste mês, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) confirmou algo que já não é novo: “Fica claramente demonstrada a falta de segurança do edifício”. Esta conclusão, considera a autoridade, não chega para que as portas do imóvel sejam encerradas imediatamente – há um processo de licenciamento pedido pela administração do antigo shopping, que há vários anos alberga centenas de bandas, que ainda tem efeito. E, por esse motivo, a ANEPC aguarda que os problemas sejam corrigidos enquanto o processo conservar a validade. Até lá, o edifício onde ensaiam cerca de 500 músicos deve continuar aberto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.