Alojamento local: Governo ainda não notificou Bruxelas, alterações podem ficar bloqueadas

O executivo tem de notificar a Comissão Europeia sobre as propostas de alteração ao alojamento local no âmbito do Mais Habitação. Ainda não o fez, o que pode atrasar a implementação das novas regras.

Foto
O Mais Habitação traz várias propostas de alteração à actividade de alojamento local Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
05:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Portugal ainda não notificou a Comissão Europeia sobre as propostas de alteração à actividade de alojamento local (AL) no âmbito do Mais Habitação, um passo obrigatório à luz da legislação europeia e que, se não for cumprido, pode levar a que a lei seja bloqueada. O Governo garante que irá fazê-lo dentro dos prazos definidos, mas, quando o fizer, a nova legislação fica sujeita a um período de suspensão de três meses, findo o qual Bruxelas pode determinar o adiamento da lei, se considerar que esta representa entraves à livre prestação de serviços. Os representantes do sector do AL, munidos de um parecer jurídico, acreditam que há bases para que tal aconteça.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.