Santa Casa da Misericórdia mantém apoios ao desporto em 2023

Governo vai completar parte do financiamento previsto em 2024. Programas olímpico e paralímpico não são afectados.

Foto
Nuno Alexandre

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai manter os patrocínios às entidades desportivas este ano, enquanto em 2024 os apoios serão assegurados por aquela organização e pelo Governo.

"No que diz respeito aos patrocínios concedidos às entidades desportivas importa desde logo salientar que os mesmos se irão manter em 2023. Já em relação a 2024, os referidos patrocínios serão igualmente mantidos, sendo então assegurados tanto pela SCML como pelo Governo", refere o comunicado emitido pela secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

Na mesma nota, salienta-se que "nenhum destes patrocínios está relacionado com os programas olímpico e paralímpico".

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e a provedora da Santa Casa, Ana Jorge, reuniram-se nesta quarta-feira para discutir a revisão do plano de patrocínios da SCML ao desporto.

Na semana passada, a SCML avisou várias federações desportivas da necessidade de rever o plano de patrocínios a diversas instituições e entidades, nomeadamente federações desportivas e Comité Olímpico, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos Paris2024, advertindo ainda que o apoio financeiro, em nome dos Jogos Santa Casa, na sua maioria, além dos contratos em vigor, não estava assegurado.

A justificação para este corte prendia-se, segundo a Santa Casa, com "a conjuntura económico-social que se vive" que conferiu "novas exigências sociais e financeiras à SCML no que diz respeito ao apoio das populações mais vulneráveis".