Incêndios: Governo não vai declarar “para já” situação de alerta

Ministro da Administração Interna diz que dispositivo de combate aos fogos tem mostrado capacidade de resposta.

Foto
Ministro falava após um balanço da operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude LUSA/TIAGO PETINGA

O ministro da Administração Interna disse esta segunda-feira que "para já" não vai ser declarada a situação de alerta devido aos incêndios rurais, tendo em conta a resposta do dispositivo ao combate e as condições meteorológicas.

"Quer pela resposta do dispositivo, quer pelo número de incêndios, quer pela alteração que parece ser positiva do movimento dos ventos e também porque tem havido, de ontem [domingo] para hoje, uma relativa reposição da humidade nocturna, para já não vai ser determinada a situação de alerta", afirmou aos jornalistas José Luís Carneiro.

O governante, que falava após um balanço da operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terminou no domingo em Lisboa, considerou também que os meios e o dispositivo de combate aos fogos "está mostrar eficiência" neste momento.

"O dispositivo está a conseguir demonstrar capacidade na resposta, apesar de termos tido dois grandes incêndios e de maior dimensão de área ardida", observou, numa referência aos fogos em Proença-a-Nova (Castelo Branco) e Ourém (Santarém).

No domingo, a secretária de Estado da Protecção Civil afirmou que Governo estava a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais nos próximos dias, cujo quadro meteorológico se tem revelado "complexo".