Incêndios: fogo em Odemira continua com duas frentes activas

Incêndio em São Teotónio continua com duas frentes activas, uma em direcção a Norte e outra a Este.

Foto
Alerta para o incêndio em Odemira foi dado às 14h49 de sábado LUSA/PAULO CUNHA

O incêndio numa zona de mato e pinhal na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, Beja, continua com "duas frentes activas", confirmou este domingo à Lusa fonte da Protecção Civil.

"Continuamos com duas frentes activas, uma em direcção a Norte e outra a Este", adiantou à agência Lusa o comandante Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.

O alerta para o incêndio foi dado às 14h49 de sábado e no combate às chamas estão, neste momento, segundo o site da Protecção Civil, 489 operacionais apoiados por 173 viaturas de várias corporações de bombeiros do Litoral Alentejano, Algarve e Baixo Alentejo, além de um meio aéreo.

Durante a tarde foram evacuadas, "por precaução", os aglomerados de Sobral, Corgos, Choça dos Vales e Relva Grande, todas no concelho de Odemira.

Em nota publicada na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Odemira revelou que o seu presidente, Hélder Guerreiro, determinou a activação do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, com efeitos às 14h30 de domingo.

A mesma fonte acrescentou que a Estrada Municipal 501, no acesso Relva Grande, e o Caminho Municipal 1186, entre as localidades de São Miguel e Vale dos Alhos, "estão condicionados" devido ao incêndio.