Custo dos PRR mais do que duplicou com aumento das taxas de juro

Primeira venda de “obrigações verdes”, em Outubro de 2021, tinha uma taxa de 0,450%. A emissão mais recente, de Abril de 2023, implicou uma taxa de 3,087%.

Foto
Paolo Gentiloni disse aos deputados europeus em Julho que o custo de financiar o mecanismo que suporta os PRR subiu de 15 mil milhões para 34 mil milhões de euros EPA/OLIVIER HOSLET (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
04:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O aumento das taxas de juro que tem vindo a ser aplicado pelos bancos centrais também afecta as responsabilidades da Comissão Europeia. Segundo as contas apresentadas em Julho pelo comissário Paolo Gentiloni, responsável no executivo de Ursula von der Leyen pela pasta da Economia, o custo de financiamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) mais do que duplicou desde que foi criado este instrumento através do qual Bruxelas paga o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dos 27 Estados-membros. Em vez de 15 mil milhões de euros, a factura pode ascender a 34 mil milhões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.