Francisco, o Papa do povo regressa a Portugal em clima de fim de pontificado

O Papa que chega agora a Portugal não é o mesmo que visitou Fátima em 2017. Além do cansaço, o líder católico regressa num clima de fim de pontificado. Mas ainda com muitas mudanças em curso.

Pope Francis arrives at St. Patrick's Cathedral in New York for evening prayers, September 46, 2015. Pope Francis is on a five-day trip to the USA, which includes stops in Washington DC, New York and Philadelphia, after a three-day stay in Cuba.     REUTERS/Aristide Economopoulos | NJ Advance Media/POOL
Fotogaleria
REUTERS/Aristide Economopoulos | NJ Advance Media/POOL
papa,igreja-catolica,sociedade,portugal,religiao,vaticano,
Fotogaleria
REUTERS/Osservatore Romano
papa,igreja-catolica,sociedade,portugal,religiao,vaticano,
Fotogaleria
EPA/ETTORE FERRARI / POOL
Ouça este artigo
00:00
14:26

Com dificuldades de locomoção intermitentes, o Papa Francisco que regressa a Portugal entre os dias 2 e 6 de Agosto não é o mesmo que, em Maio de 2017, esteve em Fátima. E não é só por causa do cansaço físico e dos internamentos hospitalares dos últimos tempos (primeiro, por causa de uma operação aos intestinos e, o mais recente, devido a uma infecção respiratória). Na altura, Francisco tinha acabado de entrar no quinto ano do seu pontificado e nele cabiam ainda todas as esperanças de mudança de uma Igreja que já só os mais conservadores queriam clerical, eurocêntrica, opulenta e fechada sobre si mesma e às mulheres, bem como às novas famílias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários