Filme Barbie supera um milhão de euros de bilheteira na estreia em Portugal
Entre quinta-feira, data de estreia, e domingo, a comédia de Greta Gerwig foi exibida em 177 salas e contabilizou, em média, 109 espectadores por sessão.
O filme Barbie, de Greta Gerwig, foi o mais visto em Portugal no fim-de-semana de estreia, com 189.709 espectadores e mais de 1,1 milhões de euros de bilheteira, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Entre quinta-feira e domingo, a comédia de Greta Gerwig foi exibida em 177 salas e contabilizou, em média, 109 espectadores por sessão.
Em termos de receita bruta de bilheteira, o filme somou 1,1 milhões de euros, uma fasquia que este ano só tinha sido ultrapassada por Velocidade Furiosa X, de Louis Leterrier, com 1,3 milhões de euros e 213.501 espectadores no mesmo período de estreia.
De acordo com dados do ICA, são poucos os filmes que, nos últimos cinco anos, ultrapassaram a barreira de um milhão de euros no fim-de-semana de estreia comercial, que compreende quinta-feira a domingo.
Em Dezembro de 2022, aconteceu com Avatar: O caminho da água, de James Cameron, com 1,2 milhões de euros e 174.024 bilhetes emitidos, e no final de 2021 com Homem-Aranha: Sem volta a casa, de Jon Watts, com 1,2 milhões de euros e 201.360 espectadores.
As estatísticas de cinema caíram a pique em 2020 por causa da pandemia da covid-19, que obrigou ao encerramento temporário das salas de cinema, pelo que é preciso recuar a 2019 para encontrar um fim-de-semana de estreia comercial com valores acima de um milhão de euros de bilheteira.
Em 2019, o valor foi atingido em Abril com Vingadores: Endgame, de Anthony Russo e Joe Russo, com 1,5 milhões de euros e 257.079 espectadores, e em Julho com a nova versão de O Rei Leão, de Jon Favreau, com 1,3 milhões de euros e 236.010 espectadores.
Segundo a revista Variety, Barbie superou a expectativas de audiência e lucro no fim-de-semana de estreia, somando globalmente 337 milhões de dólares, ou seja, cerca de 303 milhões de euros.
O filme de Greta Gerwig, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, foi produzido pela Warner e pela Mattel, a empresa que comercializa a boneca Barbie, com um orçamento de 145 milhões de dólares (130 milhões de euros).
Barbie, que o jornal New York Times descreve como "um manifesto feminista embrulhado em papel de pastilha elástica rosa-choque", representa também um recorde para a própria realizadora, actriz e argumentista norte-americana, autora de filmes como Mulherzinhas (2019) e Lady Bird (2017).
Barbie teve estreia a 20 de Julho, na mesma semana em que também se estreou, globalmente, o filme Oppenheimer, de Christopher Nolan, radicalmente distintos entre si, mas que motivou uma campanha de marketing de distribuição e exibição intitulada "Barbenheimer".
Em Portugal, o filme de Christopher Nolan, que aborda a história do cientista J. Robert Oppenheimer na criação da bomba atómica, foi o segundo mais visto no fim-de-semana de estreia com 80.939 espectadores e cerca de 579 mil euros de receita de bilheteira.