Do ChatGPT aos “chefes” GPT: a Inteligência Artificial tornou-se o ingrediente secreto de muitas receitas
Os novos programas de inteligência artificial também chegaram ao mundo da culinária, com novas apps, chatbots e estudos dedicados ao tema.
Sopa de beldroegas com influência tailandesa, bolo de banana proteico e salada de cereais com pepino – apesar de muito diferentes, estas receitas foram todas criadas por sistemas de inteligência artificial (IA). Nos últimos meses, programas como o ChatGPT tornaram-se o “ingrediente” secreto por detrás de novas receitas partilhadas online. O interesse tem motivado a criação de novas apps, chatbots e estudos dedicados ao tema: o TasteGPT, o MoodFood e o CookGen são alguns dos projectos na área que, em 2023, movimenta mais de seis mil milhões de euros, de acordo com dados da analista de mercado Mordor Intelligence.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.