Livro que desencadeou denúncias contra Boaventura está “sob revisão”

Editora Routledge suspendeu a venda de Sexual Misconduct in Academia. Colectivo de vítimas diz que artigo mostrou “padrão”. Boaventura nega influência na decisão.

Foto
Boaventura Sousa Santos nega influência na decisão ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
05:58

A editora científica Routledge suspendeu a venda da obra Sexual Misconduct in Academia, da qual constava o artigo que desencadeou acusações de abuso sexual, moral e extractivismo intelectual contra os investigadores Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins. O grupo editorial confirma ao PÚBLICO que a obra “está actualmente sob revisão”, sem responder a mais questões. Uma carta aberta do Colectivo de Vítimas CES [Centro de Estudos Sociais]/UC [Universidade de Coimbra], que já representa sete mulheres de várias nacionalidades, manifesta “muita preocupação” pelo facto e apela a que o livro volte a ser disponibilizado. Boaventura diz ao PÚBLICO: "Não tive qualquer influência na decisão da Routledge de suspender o artigo."

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.