Turistas desaparecidos em descida de rio no centro da Rússia foram encontrados

As 22 pessoas estavam a praticar rafting, quando desapareceram. O Ministério da Segurança Territorial russo confirmou que todos os turistas “estão vivos e bem”.

Foto
Os 22 desaparecidos estavam a fazer rafting, que consiste na descida de um rio em barcos de borracha Rui Oliveira / Arquivo

As 22 pessoas, onze das quais crianças, que estavam dadas como desaparecidas na Rússia após iniciarem uma descida em bote de borracha do rio Usva, província de Perm, no centro do país, foram encontradas esta terça-feira de manhã com vida, diz a agência de notícias TASS.

"Os socorristas da unidade de resgate de emergência de Gubakhinsky encontraram o grupo de turistas desaparecidos: todos estão vivos e bem", comunicou o Ministério da Segurança Territorial russo no Telegram.

O Ministério das Emergências da Rússia tinha anunciado que 22 pessoas que estavam a praticar rafting — descida de correntes fluviais em botes de borracha — estavam desaparecidas. As autoridades locais apuraram que o grupo de turistas decidiu fazer a descida do rio Usva, embarcando na localidade de Srednyanya, no passado dia 4 de Julho, sendo que o percurso se prolongava por 175 quilómetros.

Era suposto um dos guias do grupo reunir-se com os turistas no domingo junto ao rio, num ponto mais avançado do local de embarque, mas, passado algum tempo sem notícias as autoridades foram contactadas tendo sido iniciadas as operações de busca.