Governo faz brainstorming e percorre o país para preparar debate do estado da nação

Costa convocou um Conselho de Ministros informal para sábado em Sintra e o PS promove plenários com militantes e a presença de governantes em todos os distritos antes do debate parlamentar.

Foto
Conselho de Ministros em "foto de família" quando se reuniu no Mosteiro de Tibães, em Braga, em Maio LUSA/ESTELA SILVA
Ouça este artigo
00:00
02:56

É uma espécie de toque a reunir do Governo e dos militantes socialistas em seu redor: António Costa marcou para este sábado um Conselho de Ministros informal em Sintra para fazer uma espécie de brainstorming político de balanço e relançamento do trabalho governativo e, ao mesmo tempo, o PS preparou uma série de plenários de militantes em todos os distritos do país com a presença de membros do Governo para os próximos dias.

A reunião informal de sábado do Governo é uma reunião de trabalho sem qualquer agenda concreta e destina-se a fazer uma reflexão sobre o trabalho feito e a estratégia, prioridades e linhas de acção do executivo após as férias de Verão. A exemplo, aliás, do que o executivo fez no ano passado, mas já depois do debate do estado da nação no Parlamento.

Este ano, após 14 demissões, uma comissão de inquérito e uma sucessão de "casos e casinhos", a opção foi antecipar esse debate e ajudar a prepará-lo, fazendo em simultâneo uma jornada de trabalho dos governantes no terreno. Ministros e secretários de Estado, num total de 14 membros do Governo, participam em plenários de militantes que vão decorrer em todo o país para preparar o debate sobre o estado da nação, marcado para o próximo dia 20.

O primeiro plenário de militantes realiza-se já nesta sexta-feira e tem como convidado o secretário-geral adjunto do PS, João Torres, que vai estar em Olhão, sendo a iniciativa organizada pela federação socialista do Algarve.

Para a sexta-feira da próxima semana, estão previstos sete plenários federativos em Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Santarém e Vila Real, para os quais foram convidados os ministros do Ambiente, Justiça, Agricultura, Saúde e os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Planeamento e secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, vai ser o orador do plenário de Portalegre, marcado para o dia 13, promovido pela federal distrital.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vai a Viana do Castelo, no dia 15, para fazer uma intervenção na sessão com os militantes do distrito. Dois dias depois, vão decorrer sessões em vários pontos do país. A ministra da Habitação vai estar numa iniciativa organizada pela Federação do Baixo Alentejo, o ministro das Finanças vai juntar-se aos socialistas de Braga, e a ministra da Coesão Territorial vai estar em Évora.

Por seu lado, a ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares junta-se ao plenário de militantes organizado pela Federação da Área Urbana de Lisboa, e Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, marca presença na sessão, organizada pela Federação Regional do Oeste.

Nesse mesmo dia, mas no Porto, é esperada a presença de Eurico Brilhante Dias, líder da bancada parlamentar do PS, e, em Setúbal, Mariana Vieira da Silva é a convidada da sessão que a estrutura distrital socialista organiza para os militantes.

Os plenários que decorrem em todas as federações do partido, sob o lema “Governar a pensar nas pessoas”, são sobre o estado da nação, debate parlamentar que está agendado para o dia 20 deste mês.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários