SOS Racismo repudia insultos racistas a Mamadou Ba em Coimbra

Os “insultos racistas e xenófobos” foram proferidos durante a participação de Mamadou Bas na Escola de Verão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Foto
Mamadou Ba participou na segunda edição Escola de Verão do CES dedicada ao racismo e à teoria crítica da raça Daniel Rocha

A associação SOS Racismo manifestou esta sexta-feira "profunda indignação" pelos "insultos racistas e xenófobos" de que foi alvo o seu dirigente Mamadou Ba na quarta-feira, quando participou num evento promovido pelo Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra.

De acordo com o comunicado hoje divulgado pela SOS Racismo, Mamadou Ba "foi alvo de insultos degradantes nas imediações das instalações do CES, logo após sua participação na Escola de Verão intitulada Endangered Theories: Standing by Critical Race Theory in the Age of Ultra-Violence, na qual participaram estudantes, investigadores e artistas nacionais e internacionais.

"O SOS Racismo repudia veementemente esses actos de violência e discriminação, os quais não só atentam contra a dignidade de Mamadou Ba, mas também representam uma afronta a todos aqueles que lutam diariamente contra o racismo e a xenofobia", lê-se no comunicado.

Considerando "fundamental que a sociedade esteja unida no combate a todas as formas de discriminação, assegurando que espaços académicos e de debate sejam seguros para todos e todas", o SOS Racismo reafirma o seu "apoio incondicional a Mamadou Ba e a todos aqueles que enfrentam o racismo nas suas vidas quotidianas".

A organização reitera a "responsabilidade colectiva" na luta contra o racismo e a xenofobia.