As algas que vão das poças de maré do Faial à mesa dos chefs
As algas alimentares são para a seaExpert um negócio de nicho que tem vindo a crescer. Artur, um dos sócios, recolhe-as nas poças de maré do Faial para fornecer algumas das melhores mesas dos Açores.
Acompanhámos Artur Oliveira na recolha de algas alimentares nas rochas da Lajinha, uma das zonas de lazer banhadas pelo mar na Horta, ilha do Faial, corria uma tarde soalheira de Abril. Superalimentos que os ilhéus sempre usaram na gastronomia açoriana sem lhes dar essa importância e que a seaExpert começou a comercializar na última década, explicou-nos então. Essencialmente frescas e desidratadas, algas como a fava-do-mar, a erva-patinha-verde ou a carnuda erva-lagosta chegam agora às melhores mesas e lojas gourmet do arquipélago.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.