Gonçalo Byrne: novo aeroporto de Lisboa “vai gerar pressões urbanísticas brutais”

O presidente da Ordem dos Arquitectos, Gonçalo Byrne, está preocupado com a pouca atenção que estará a ser dada ao planeamento urbanístico na escolha da localização da infra-estrutura.

Foto
Gonçalo Byrne Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
23:32

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um dos mais reputados arquitectos portugueses, Gonçalo Byrne, olha com preocupação para a forma como os decisores políticos montaram a operação de escolha do local do novo aeroporto de Lisboa. Áreas tão importantes como o urbanismo, a arquitectura e o paisagismo estão, no seu entendimento, a ser menosprezadas no processo de avaliação das nove localizações propostas. “Tudo isto deve ser bem pesado, e até nas suas implicações espaciais e estruturais, que não é apenas um tema de infra-estruturas de acessibilidade”, avisa o arquitecto de 82 anos. “Quando vejo a constituição das valências desta comissão técnica, a componente urbana não está lá”, critica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários