Ordem dos Médicos reúne-se com médicos do Hospital Santa Maria após demissões

O anúncio da reunião promovida surge dois dias depois das cinco demissões. Em causa está o encerramento do serviço de obstetrícia devido às obras de beneficiação da nova maternidade Santa Maria.

Foto
Obras de beneficiação da nova maternidade do Hospital Santa Maria estão na origem das demissões da semana passada Rui Gaudencio

A Ordem dos Médicos vai reunir-se nesta segunda-feira com os médicos do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina de Reprodução do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, na sequência da demissão dos responsáveis das urgências. Os cinco chefes daquela equipa entregaram a carta de demissão ao conselho de administração na última sexta-feira, depois de, no início da semana, o director do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina de Reprodução, Diogo Ayres de Campos, ter sido exonerado.

O anúncio da reunião promovida pela delegação da Ordem dos Médicos Sul surge dois dias depois das cinco demissões (só um dos chefes e subchefes não se demitiu). Em causa está o encerramento do serviço de obstetrícia devido às obras de beneficiação da nova maternidade do Hospital de Santa Maria.

"Esta reunião realiza-se num contexto de mudanças na maternidade durante o período das obras de beneficiação, que conduziu à demissão do anterior director e dos chefes de equipa de urgência, e visa colher informação e facilitar o diálogo entre os médicos, a direcção do Departamento, a Direcção Clínica e a Administração, com vista à tranquilidade no dia-a-dia de trabalho e na resposta aos utentes, que deve ter sempre a máxima prioridade", explica, em comunicado, o gabinete de imprensa da Ordem dos Médicos Delegação Sul.

A delegação da Ordem será composta pela secretária do conselho regional do Sul, Sandra Carmo Pereira, e pelo tesoureiro do conselho regional Sul, Luís Campos Pinheiro, "na impossibilidade de estar presente o presidente deste órgão", acrescenta o gabinete.

Na passada sexta-feira, a direcção clínica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte anunciou que iria "assumir as suas competências" e garantia a normalidade da actividade do Serviço de Obstetrícia do Santa Maria, "não devendo haver qualquer receio por parte da população". "A direcção clínica do CHULN assume as suas competências e garante a normalidade da actividade do serviço de obstetrícia, incluindo a sua urgência, não devendo haver qualquer receio por parte da população em relação a este serviço diferenciado", lê-se no comunicado emitido.