Mau tempo: seis distritos em alerta laranja por chuva forte e trovoada

Estão previstos aguaceiros localmente fortes, granizo e trovoada nos distritos de Viseu, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco e Coimbra.

Foto
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado ATILLA BINGÖL/UNSPLASH

Os distritos de Viseu, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco e Coimbra estão esta sexta-feira sob aviso laranja de precipitação e trovoada até às 21h, prevendo-se aguaceiros localmente fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada”, indicou o IPMA relativamente ao aviso laranja de precipitação para estes seis distritos de Portugal continental, na sequência de uma nova actualização dos avisos meteorológicos.

O IPMA actualizou a informação relativa aos avisos amarelos que tinha emitido de manhã, elevando aqueles seis distritos para aviso laranja de precipitação e trovoada, enquanto o de Faro está sob aviso laranja somente para a trovoada prevista. Assim, nestes seis distritos, o aviso laranja vigora desde as 13h48 e até às 21h desta sexta-feira.

A actualização do IPMA coloca agora também o distrito de Lisboa em aviso amarelo para precipitação, “na parte interior do distrito”, com previsão de aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes, até às 21h desta sexta-feira.

Além de Lisboa, os distritos de Bragança, Faro, Évora, Vila Real, Setúbal, Santarém e Portalegre mantêm o aviso amarelo para aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até às 21h desta sexta-feira. Surge também na nova actualização do IPMA o distrito de Aveiro, onde vigora desde as 14h20 e até às 21h desta sexta-feira o aviso amarelo igualmente para a precipitação por vezes forte e trovoada.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.