A jogada de póquer de Pedro Sánchez
A antecipação das eleições legislativas é uma jogada estratégica do líder socialista para mobilizar a esquerda em torno do fantasma do Vox e forçar ainda mais a polarização entre esquerda e direita
Fiel ao seu estilo, Pedro Sánchez surpreende aliados e adversários ao anunciar a antecipação das eleições legislativas para 23 de Julho – estavam previstas para Dezembro. “É uma operação suicida. Mas parece que a alternativa não era melhor”, escreve no El Diario o director Ignacio Escolar. Com um governo completamente gasto e desprestigiado, Sánchez fez uma jogada de póquer, intensificando a polarização política e precipitando o desfecho “entre a vitória inesperada e a derrota final”. No centro da campanha estará obviamente o Vox.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.