G7 quer minimizar o risco de dependência da China

Pequim manifestou desagrado, assim como Moscovo, com as declarações vindas do Japão, onde se reúnem os líderes do G7 numa cimeira que conta com a presença de Zelensky.

Foto
Narendra Modi e Volodymyr Zelensky, no primeiro encontro do líder ucraniano com países do Sul global UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERICE/Reuters
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A cimeira do G7, grupo das sete economias mais avançadas do mundo, fixou-se este sábado numa estratégia de minimização do risco de dependência económica da China. A reunião contou com a presença de Volodymyr Zelensky, que se deslocou ao Japão, onde se reuniu com velhos aliados (o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak) e com os que não são (o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi – esperando o líder ucraniano que este seja o primeiro encontro com líderes do Sul global).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.