Djaimilia Pereira de Almeida e Rita Nabeiro no conselho directivo do Centro Cultural de Belém

As duas novas representantes entram em substituição de Celeste Hagatong e Pedro Mexia, que não quiseram transitar para novo mandato.

Foto
O Centro Cultural de Belém, em Lisboa PEDRO MELIM
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A gestora Rita Nabeiro, directora Geral da Adega Mayor e administradora do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, e a escritora e académica Djaimilia Pereira de Almeida passam a integrar o conselho directivo da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), em substituição de Celeste Hagatong e Pedro Mexia.

A notícia, avançada pelo semanário Expresso, foi confirmada ao PÚBLICO pela fundação sediada em Lisboa. De acordo com o gabinete de imprensa da instituição, as alterações decorrem do fim do mandato deste órgão social.

"A Dr.ª Celeste Hagatong pediu a sua saída no final de 2022 do órgão social da fundação por motivos de incompatibilidade que se prendem com a sua nomeação para presidente do conselho de administração do Banco Português de Fomento. O Dr. Pedro Mexia deixa agora também este órgão pelo entendimento que tem quanto à necessidade de rotatividade no cargo, sem prejuízo de manter o acompanhamento e empenho na missão cultural da fundação", adianta ainda o CCB.

De acordo com os estatutos da fundação, compete ao conselho directivo "definir e estabelecer as políticas gerais de funcionamento da fundação" e "as políticas e orientação de investimento"; discutir e aprovar o orçamento e o plano anual de actividades", "o plano trienal de actividades culturais, por proposta do conselho de administração" e "aprovar o balanço anual e as contas de cada exercício, bem como o relatório do conselho de administração, obtido o parecer do conselho fiscal", bem como "fixar a remuneração dos membros dos órgãos sociais".

O mandato deste órgão é de três anos, cabendo a presidência, por inerência, ao presidente do conselho de administração, cargo actualmente ocupado por Elísio Summavielle. Os vogais são designados pelo Ministério da Cultura (cinco vogais) e pelo Ministério das Finanças (um vogal).

São igualmente membros do conselho directivo do CCB, tendo transitado do mandato anterior, Emanuel José Leandro Maranha das Neves (vice-presidente), José Paulo Feio Ribeiro Mateus, Maria Emilia Brederode Rodrigues dos Santos e Jorge Manuel de Azevedo Henriques dos Santos.

Sugerir correcção
Comentar