BE quer estatuto de risco para os enfermeiros. Projecto de lei entra no Parlamento

Proposta prevê que estatuto de risco e penosidade seja acompanhado de um subsídio e outros direitos. Iniciativa quer acabar também com quotas para enfermeiros especialistas.

Foto
Enfermeiros reclamam há muito que a profissão tenha o estatuto de risco e a contratação de mais profissionais Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
05:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É uma das reivindicações dos enfermeiros e é também uma das medidas que o Bloco de Esquerda (BE) apresenta num projecto de lei para melhorar a carreira e as condições de trabalho: a criação de um estatuto de risco e penosidade para os enfermeiros. A medida, que caso venha a ser aprovada terá de passar por negociações entre o Governo e os sindicatos, prevê que a este estatuto esteja associado um suplemento remuneratório, mais dias de descanso por anos de trabalho e “antecipação da idade de reforma sem penalização por anos de trabalho e por exercício de trabalho por turnos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.