As temperaturas máximas nesta terça-feira podem chegar aos 30 graus Celsius nos distritos de Évora e Faro, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu site. Esta terça-feira haverá ainda chuva fraca no Norte e Centro até ao início da tarde e uma “pequena descida da temperatura máxima” nessas regiões. Na quarta-feira também se registará uma pequena descida de temperatura no Norte e Centro, segundo o IPMA.
Em Lisboa, as temperaturas máximas chegarão aos 25ºC e, no Porto, a temperatura máxima será de 21ºC. Além dos 30 graus Celsius previstos para Faro e Évora, as temperaturas estarão também elevadas em Beja (29ºC de máxima), Castelo Branco (28ºC de máxima), Santarém e Setúbal (27ºC de máxima). Na Guarda, Porto e Viana do Castelo, as temperaturas não deverão ultrapassar os 21ºC nesta terça-feira.
O IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu geralmente muito nublado e vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. A partir de quarta-feira haverá aviso amarelo para vento forte para Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria, aviso esse que se alargará a todos os distritos do litoral a partir de quinta-feira.
Perigo de incêndio em dezenas de concelhos
Além das temperaturas máximas acima dos 20ºC por todo o território continental, há 19 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda que apresentam um perigo máximo de incêndio rural nesta terça-feira, também segundo o IPMA.
Em perigo máximo estão os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém) e Sabugal (Guarda).
Mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança apresentam perigo muito elevado de incêndio nesta terça-feira.
O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos do continente, excepto Aveiro, Porto e Viana do Castelo, com perigo elevado de incêndio.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. O IPMA prevê pelo menos até sábado um agravamento do risco de incêndio rural.
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Gerir notificações
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Notificações bloqueadas
Para permitir notificações, siga as instruções:
Leia sem limites
Registe-se para continuar a ler o Azul sem limites. Os parceiros do Azul oferecem-lhe o acesso aos temas de ambiente, crise climática e sustentabilidade.
Os conteúdos produzidos pelo Azul são de acesso livre porque temos o apoio dos nossos parceiros
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos