Agricultor ucraniano inventa nova forma de desminar os campos

Com medo de perder a época de sementeira e sem poder recorrer aos serviços oficiais, sobrecarregados de trabalho, um agricultor idealizou uma sistema próprio de desminagem.

guerra-ucrania,mundo,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
O tractor em acção no campo STRINGER/Reuters
guerra-ucrania,mundo,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
O tractor já encontrou uma mina antitanque, mas resistiu STRINGER/Reuters
guerra-ucrania,mundo,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
O agricultor usou partes de veículos blindados russos para proteger o tractor STRINGER/Reuters
Fotogaleria
Depois do tractor que reboca tanques, ucranianos usam tractor para desminar campos STRINGER/Reuters
Fotogaleria
Mais uma vista do tractor STRINGER/Reuters
Fotogaleria
O agricultor tinha pressa em desminar o campo STRINGER/Reuters
guerra-ucrania,mundo,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
O operador está à distância... STRINGER/Reuters
Fotogaleria
...Dentro da pá de uma escavadora STRINGER/Reuters

Um agricultor ucraniano inventou uma nova maneira de desminar os seus campos depois da invasão russa – apetrechou o seu tractor com painéis protectores que retirou de tanques russos e manobra-o através de controlo remoto.

Depois de as forças russas terem sido expulsas de partes do Leste da Ucrânia por uma contra-ofensiva ucraniana no ano passado, em muitos campos permaneceram minas, o que tornou perigoso para os agricultores a plantação de cereais para a próxima colheita.

Os campos em redor da aldeia de Hrakove não são excepção. Oleksandr Krivtsov, o gerente da sua empresa agrícola, decidiu que não podia esperar pela ajuda dos sobrecarregados serviços de desminagem oficiais.

Em vez disso, ele criou um tractor controlado remotamente que é resistente a explosões. Utilizando a blindagem de veículos militares russos para proteger o tractor, ele comprou um sistema que permite a um trabalhador operar o tractor à distância, a partir de uma escavadora com a pá levantada.

“Começámos a fazer isto porque está a chegar a época da sementeira e não podemos fazer nada porque os serviços de emergência estão muito ocupados”, disse Krivtsov à Reuters. “Pisámos uma mina antitanque. A protecção foi ao ar, mas o tractor está seguro”, disse ele. “Toda a gente está viva e segura. O equipamento foi recuperado.”

O primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmihal, disse na semana passada que cerca de 30% do território ucraniano tinha sido minado pelos russos e que o Governo estava empenhado em desminar os terrenos agrícolas o mais rapidamente possível.

“Não temos tempo para desminar os campos. A quantidade de trabalho é enorme”, afirmou Serhii Dudak, líder da unidade de desminagem que está agora a supervisionar o trabalho do tractor. “Levaria anos para desminar este campo à mão e para garantir que aqui não haveria minas.”