As várias formas de dizer transe na música do Jazz em Agosto 2023
A 39.ª edição do festival acontece entre 27 de Julho e 6 de Agosto. Em cartaz Eve Risser’s Red Desert Orchestra, Natural Information Society, Mary Halvorson ou os Trance Map + de Evan Parker.
A música como caminho para o transe, como espaço de transcendência, de procura e aventura, como ritual com origem perdida na neblina nos tempos, eternamente renovado. Eis o mote do 39.º Jazz em Agosto, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre 27 de Julho e 7 de Agosto, e cuja programação foi anunciada esta quinta-feira. Apresenta em cartaz nomes como a Eve Risser Desert Orchestra, combo onde se reúnem músicos europeus e africanos, ou a Natural Information Society nascida do fascínio de Joshua Abrams pelo guimbri, o instrumento magrebino essencial às propriedades hipnóticas do gnawa marroquino.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.