Caça russo bombardeia cidade na Rússia por engano
Disparo fez pelo menos dois feridos e danificou automóveis e edifícios de habitação na cidade russa de Belgorod, a poucos quilómetros da fronteira com a Ucrânia.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
Um caça de combate russo bombardeou, por engano, a cidade russa de Belgorod, junto à fronteira com a Ucrânia e a cerca de 80 quilómetros de Kharkiv. Segundo a agência Tass, o ataque provocou uma explosão que danificou vários edifícios, havendo registo de pelo menos dois feridos.
"Um avião Sukhoi Su-34, da Força Aérea da Rússia, disparou acidentalmente uma munição quando sobrevoava a cidade de Belgorod", disse o Ministério da Defesa russo, segundo a Tass. Nem a agência, nem o ministério, disseram que munição foi usada.
O Ministério da Defesa russo anunciou ainda a abertura de um inquérito interno.
O governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, declarou o estado de emergência e disse, através da rede de mensagens instantâneas Telegram, que a cratera deixada pelo disparo, numa das principais ruas da cidade, tem 20 metros de largura. Quatro veículos e quatro edifícios de apartamentos ficaram danificados, segundo Gladkov.
Belgorod é uma de várias regiões no Sul da Rússia que tem sido abalada por explosões em locais de armazenamento de munições e de combustível desde o início da invasão da Ucrânia.