Quatro jovens, que gritaram palavras de ordem pela "acção climática", interromperam a sessão de abertura das comemorações dos 50 anos da fundação do PS e foram logo retirados da sede nacional do Partido Socialista. “Celebrar o quê? Não há planeta B!”, disseram. Três deles, do movimento Fim ao Fóssil, tinham escrito nas nádegas a palavra "Ocupa!".
Matilde Alvim, uma das manifestantes identificadas pela PSP, disse ao P3 que o PS "está a comemorar o seu 50.º aniversário mas deveria estar a fazer um plano compatível com a justiça climática".
A estudante de Antropologia lembra que o gesto faz alusão ao protesto de quatro universitários que subiram às cadeiras e baixaram as calças em frente ao ministro da Educação Couto dos Santos, contra as provas globais no secundário e propinas no ensino superior, em Abril de 1993. Nas nádegas tinham escrito "não pago".
Em comunicado, estudantes do movimento Fim ao Fóssil acusaram o PS de “não fazer um cu” pela acção climática. O protesto acontece uma semana antes do início das ocupações estudantis de mais de dez escolas e universidades pelo país, lembra a Greve Climática Estudantil. Os estudantes e activistas reivindicam “o fim aos combustíveis fósseis até 2030” e “electricidade 100% renovável e acessível até 2025 para todas as famílias”.
Os jovens, entre os 21 e 23 anos, foram retirados da sede nacional do PS por elementos da segurança da PSP, tendo sido posteriormente identificados, confirmou ao P3 Matilde Alvim.